sexta-feira, 6 de julho de 2007

O CONTRATO

para a Gi

A menina, por vocação, se prestou a bailarina. Daí que na escola onde ela aprendia, acharam que a então mocinha prestava pra ser professora. Em pleno aprendizado da dança (que tem a duração da vida), ela podia agora começar a também ensinar. Assim, a escola contratou a menina, já moça, e solicitou os documentos para oficializar o ofício devidamente. Entre os tais documentos necessários, foi-lhe pedida uma “abreugrafia”.
Nossa dançarina, com seus pensamentos de giros e saltos, não teve dúvida: estavam pedindo sua “biografia”. Alguém que vai ensinar dança, precisaria dizer sobre si mesma, sobre sua vida. Ela então ficou apertada, ao se ver com tamanha tarefa.
Começaram a cobrar-lhe o documento e ela, aflita, adiava a entrega. Era preciso dedicação e capricho. Depois de um tanto de cobrança e trabalho, chegou a bailarina na escola e entregou aquelas folhas escritas com tanto cuidado. Ao se darem conta do equívoco da menina, riram muito, sem constrangimento, e explicaram que precisavam era da “abreugrafia” e não da “biografia” da moça, coisa de pura burocracia. Ela sim, ficou muito constrangida e gravou o acontecido em sua “biografia”.
Fiquei comovida com essa história de pedirem a radiografia de seu pulmão, e ela, por engano e ingenuidade, entregar com a devida insegurança, a radiografia da alma e do coração.
Coisas de bailarina.

5 comentários:

Walmir disse...

Não pude deixar de lembrar você, mais de 20 anos atrás, Lelena, quando chegou na minha sala, aquele cabelo curtinho com um rabicó.
Pequena, pequena, alegre.
Nunca esqueci.
Esse caso da bailarina é lindo. Uma arte que como objeto de magia nos remete a outra coisa.
Adoro seu blog.

Walmir disse...

Lelena.
Seu blog está lindo.
Então coloquei um link para ele lá no meu blog: http://walmir.carvalho.zip.net
Paz e bem

Unknown disse...

passaram-se muitos anos... E a mocinha agora ri e se emociona ao ver sua história sendo contada com tanta poesia por uma grande amiga: Lelena, ela nem sabe, mas posso dizer que ela é uma "abreugrafia ambulante" porque de fato, nunca vi tamanha pessoa com tanta transparência, não só de pulmão, mas de coração...Enorme, belo,quente e maravilhoso!

Unknown disse...

QUE PESSOA MAS LINDA!!!
TUDO DE BOM!!
FILHOTES COMO VAN?
FRAU LUCA SEMPRE ESTA EN MI CARAÇAO!!!
BEIJAO!!!
:)

fernando fiuza disse...

história poema, muito linda.
voltarei mais aqui com certeza
beijão Lelena