terça-feira, 16 de setembro de 2008


DELEITE

 

Na correria do vai e vem dos compromissos sem fim, melhor é desfrutar nos percursos, e sem economia, da exuberância e fartura dos ipês cor-de-rosa (cor que da rosa ainda rouba o nome nessa vez de ipês).

A cidade de escassa beleza surpreende enfeitada, encantada, premiada. De brinde, umas outras árvores de nome que não sei, em menor volume, exibem flores miúdas de um roxo azulado, em que tudo parece composto num arranjo premeditado.

Pra não bastar, a noite traz uma bruma que cobre de transparências a lua muito cheia, fazendo parecer que alguém pintou o céu e deixou borrar um pouco, por puro deleite.

Sorte a minha que tenho andado com os olhos abertos.

E o coração.

10 comentários:

Rodrigo R. Teixeira disse...

Um dia conheci uma bailarina, linda, graciosa, pequena. Dançava com um moço lindo também. O cenário era preto e branco, mas a dança era engraçada e rápida. Faziam um casal, discutiam a relação na dança, mas não era chato, era gostoso de ver.
Outro dia eu quis ser ator, mais ator do que eu sou, fui fazer prova com banca e tudo, qual foi minha surpresa? A bailarina linda estava a me julgar, gostou do meu anel, me deixou menos nervoso. Passei no primeiro teste e ela resolveu lá pelo terceiro, fazer eu provar que sabia me mexer, não deu.
Muitos outros dias depois, resolvi tentar entender o que se passa na cabeça das pessoas. Passei melhor nos testes que autorizam a gente pra isso, mas confesso que descobri que a cabeça das pessoas não se descobre, no máximo a gente dá uma espiada. Fui trabalhar num lugar cheio de criancinhas, cheias de cabecinhas e adivinha quem tava lá ? A bailarina linda!!
Ela pra me zoar, hoje fala meu nome compriiiiiido e sempre sorri. Descobri, que além de dançar, ela pinta, escreve, encanta!!!
Agora eu posso abrir uma janela e ler um pouco o que tem dentro dela.

Anônimo disse...

E o tapete rosa nas ruas tambem está demais, não é? Sorte nossa que temos andado com os olhos abertos mesmo!
Besitos,
Blanca

Ernani disse...

Fico me indagando se foi a dança que te fez poeta ou se vice-versa...
Mas não importa tanto quanto aquiescer que, em ambas, perdemos o ar quando te olhamos.

Anônimo disse...

o roxinho que compõe a paisagem rosa é o
Jacarandá mimoso
delicia neh?

Anônimo disse...

Querida,
a sua aquarela consegue ser mais bonita do que os ipês das ruas. Ampliada, então! Uma beleza. Parabéns.
Beijos. Continue nos enfeitando, a nós de escassa beleza.

grandibarrros disse...

Prezada Maria Helena Lucas,
Fomos colegas no primário e encontrei sete espaço,após assistir sua coreografia em "Incensatez"ao assistir o dvd do Célio Balona quero parabenizá-la e manifestar minha alegria em reve-la dançando e por gostado muito deste "post" e do anterior "compensação"
Um abraço para você e a forma de tratamento acima,ainda é fruto da convivência da infância
Eduardo Grandinetti de Barros

Lelena Lucas disse...

Parece que provoquei saudosismos. Agradeço as boas visitas tão carinhosas. Rodriiiigo, gostei muito da lembrança detalhada no seu "relato". Blanca, delícia sua presença amiga. Ernani, me deixou até sem graça. Lua, revelação oportuna do jacarandá mimoso. Marilu, minha mãezinha linda, que muito me ensinou sobre coisas belas. Eduardo, que surpresa, me lembro de você no Instituto Brasil! Por onde você anda?
Beijos a todos!

Walmir disse...

e sua aquarela ficou linda tambem, Lelena. Ando afastado, estou voltando de pouco em pouco. Aqui na frente de casa ainda restam uns amarelos.
E uma solitaria sapucaia roseira.
Saudades.

Anônimo disse...

Ai, Maria Helena, que coisa boa te ler !!! É isso, vc se descreve lindamente em tudo o que escreve ... E falar de sentimentos e de flores e de amores e de dores parece ser até fácil prá vc !!! E os comentários dos amigos muitas vezes são tbm poemas... Te amo !!! Beijos, Cau

Unknown disse...

Que leveza! Muito precioso ver você escrevendo assim...e com este olhar curioso até sobre os percursos rotineiros. Um olhar de forma diferente possibilita surpresas, reflexões, aprendizado e até definir um novo caminho. Muitos olhares "estrangeiros" para nós!